Projectos Agricolas e Florestais - Investimento - Jovem Agricultor


Governo espera que Bruxelas antecipe para Outubro apoio de 320 ME a agricultores

07-08-2013 19:12

Portugal pediu a Bruxelas a antecipação dos apoios comunitários aos agricultores por causa das cheias do início deste ano e tem expectativas que os fundos cheguem em Outubro, revelou o Governo.

No “briefing” diário no Conselho de Ministros, o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, informou que Portugal fez um pedido formal de antecipação das ajudas directas aos agricultores, no valor de 320 milhões de euros.

«Isto permitirá aos agricultores receber 50 ou 80 por cento, dependendo do tipo de ajuda, já em Outubro em vez de o receber em Dezembro», disse, salientando que esta antecipação se «justifica, no caso de Portugal, com as cheias» do início do ano.

O pedido tem de ser ainda aprovado pela Comissão Europeia (CE), mas o Governo tem a expectativa de que a antecipação venha a ser autorizada.

«Temos a informação de que a aprovação está no bom caminho, deve ser formalizada no dia 11 Setembro no chamado Comité de Gestão de Ajudas Directas. Devo dizer que há mais sete países que também pediram a antecipação e, quando ela é autorizada, ela é autorizada para todos os Estados-membros», destacou.

De acordo com José Diogo Albuquerque, com o pedido do Governo português «cumpre-se uma medida do acordo de concertação social, que é Portugal antecipar os apoios sempre que a CE o permita» e «consegue-se maior liquidez para os agricultores, dando-lhes folga para mais investimento».

O Governante realçou ainda que, em Portugal, o Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) está com 68 por cento da execução, dois por cento acima da média da União Europeia, e que o sector agrícola está «em crescimento, com uma redução de 500 milhões de euros no défice, um aumento das exportações de oito por cento no ano passado e um aumento de cinco por cento de candidatos de jovens agricultores», num total de «seis mil jovens, com 11 mil empregos».

Fonte: Lusa

—————

Voltar